A Prefeitura de Ourinhos selecionou novamente Organizações da Sociedade Civil “sem fins lucrativos” Projeto Gaiola Aberta com sede na cidade de Cerquilho, para continuar a gestão, operação e manutenção do Canil Municipal.
A ONG tem sido responsável pelo Canil Municipal que abriga cerca de 400 cães desde 2023 com a obrigação de assegurar a alimentação, higiene, saúde e bem-estar dos cães abrigados.

A época da contratação em 2023 formalizada por meio de um Termo de Colaboração (no valor total R$ 2.143.800,00), surgiram discussões, principalmente em relação aos valores do contrato.
Houve comparações com repasses anteriores a ADAO (Associação Defensora dos Animais de Ourinhos), a outra entidade que por muitos anos tomava conta do canil. Os questionamentos sobre o exorbitante aumento dos custos para a manutenção do canil causou polemica.
Desde que assumiu o canil, o Projeto Gaiola Aberta recebeu mensalmente quantias próximas de 178.000 mil, quase o mesmo valor que a associação ADAO recebeu durante todo o ano de 2021
De acordo com registros no Portal da Transparência Municipal, em 2021 (último ano completo de repasses), a ADAO recebeu um montante inferior a 183 mil reais.
Ourinhos Diário – Opinião
É importante a profissionalização no cuidado animal e a busca de soluções que garantam o bem-estar dos animais abandonados. Porém é mais importante ainda acompanhar a prestação de contas e os relatórios de monitoramento dessa parceria para garantir que os recursos públicos estão sendo aplicados de forma eficiente e transparente, resultando em um atendimento de qualidade para os animais do Canil Municipal.