Alice Cooper: Love It to Death, influência fundamental no hard rock, punk e heavy metal

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Love It to Death é o terceiro álbum de estúdio da banda de rock americana Alice Cooper, lançado em 9 de março de 1971. Foi o primeiro álbum comercialmente bem-sucedido da banda e o primeiro álbum que consolidou o som agressivo de hard rock da banda, em vez do estilo psicodélico e experimental de seus dois primeiros álbuns. A faixa mais conhecida do álbum, “I’m Eighteen”, foi lançada como single para testar a viabilidade comercial da banda antes que o álbum fosse gravado.

Formada em meados da década de 1960, a banda adotou o nome Alice Cooper em 1968 e se tornou conhecida por seus shows teatrais ao vivo. O freak rock solto e psicodélico dos dois primeiros álbuns não conseguiu encontrar um público. A banda se mudou para Detroit em 1970, onde foi influenciada pela cena agressiva do hard rock.

O jovem Bob Ezrin foi alistado como produtor e encorajou a banda a melhorar sua composição ao longo de dois meses de ensaios de dez a doze horas por dia. O single “I’m Eighteen” alcançou o sucesso no Top 40 logo depois, chegando ao 21º lugar. Isso convenceu a Warner Bros. de que Alice Cooper tinha potencial comercial para lançar um álbum. Após seu lançamento em março de 1971, Love It to Death alcançou o 35º lugar na parada de álbuns da Billboard 200 e desde então foi certificado como platina. O segundo single do álbum, “Caught in a Dream”, alcançou o 94º lugar.

A capa original do álbum apresentava o cantor Cooper posando com o polegar para fora, então parecia ser seu pênis; a Warner Bros. logo a substituiu por uma versão censurada. A turnê Love It to Death apresentou um elaborado show de shock rock ao vivo: durante “Ballad of Dwight Fry” — sobre um interno em um hospício — Cooper seria arrastado para fora do palco e retornaria em uma camisa de força, e o show culminou com a execução simulada de Cooper em uma cadeira elétrica durante “Black Juju”.

 Ezrin e os Coopers continuaram a trabalhar juntos em uma série de álbuns de sucesso até a separação da banda em 1974. O álbum passou a ser visto como uma influência fundamental no hard rock, punk e heavy metal; várias faixas se tornaram padrões ao vivo do Alice Cooper e são frequentemente regravadas por outras bandas.

Histórico

O vocalista nascido em Detroit, Vincent Furnier, co-formou os Earwigs em meados da década de 1960 em Phoenix, Arizona. A banda lançou alguns singles e passou por algumas mudanças de nome antes de se estabelecer em uma formação com o guitarrista Glen Buxton, o guitarrista e tecladista Michael Bruce, o baixista Dennis Dunaway e o baterista Neal Smith.[6] Em 1968, a banda adotou o nome Alice Cooper – um nome que Furnier mais tarde adotou.

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