Em uma possível resposta aos altos preços dos combustíveis em todo o Brasil, a Petrobras está considerando voltar a atuar no mercado de distribuição de combustíveis no varejo. Essa iniciativa visa atender às expectativas do presidente Lula da Silva e da presidente da estatal, Magda Chambriard, conforme noticiado pelo Brasil247.
O conselho de administração da empresa deve se reunir ainda nesta semana para debater alterações no plano estratégico da Petrobras para o período de 2026 a 2030. A proposta de reingresso no varejo estaria alinhada ao objetivo de tornar a companhia mais diversificada, com presença em todas as etapas da cadeia de geração e fornecimento de energia.
Preocupação de Lula com o Consumidor Final
O presidente Lula tem se manifestado de forma contundente sobre o fato de os cortes nos preços dos combustíveis no atacado promovidos pela Petrobras não estarem chegando ao consumidor final. No início de julho, ele declarou: “não é possível que a Petrobras anuncia tanto desconto no óleo diesel e esse desconto não chega no consumidor”.
Lula também criticou o modelo de distribuição atual, que ele atribui à privatização da BR (antiga BR Distribuidora): “hoje a Petrobrás libera um botijão de gás de 13 quilos por R$ 37 e ele chega na casa de um pobre em outro estado a R$ 140”. Por essa razão, ele defende que a Petrobras retome o controle dos pontos de venda, o que, em sua visão, garantiria mais eficiência na entrega e um menor impacto no preço para a população.