Dias 14 e 15 auditório do Senac Ourinhos apresenta o show “Tons Afro Canta Família Assumpção”

Cidade Cultura & Lazer

Por José Luiz Martins

Na próxima  5ª e 6ª feira (14 e 15 de agosto), o auditório do Senac Ourinhos será palco do espetáculo “Tons Afro Canta Família Assumpção”. O show do grupo ourinhense é baseado nas obras do músico e compositor Itamar Assumpção e de suas filhas Anelis e Serena. A  apresentação começa às 20 horas com entrada é gratuita.

Falecido em 2003,  Itamar Assumpção iniciou sua carreira musical em São Paulo em meados dos anos 70, onde se integrou ao movimento da Vanguarda Paulista. Ele foi um dos artistas mais importantes desse movimento e rompeu com as regras tradicionais das gravadoras, explorando novas sonoridades e estéticas. se destacou por suas composições inovadoras, misturando samba, reggae, funk e rock.

Serena Assumpção faleceu em 2016 e gravou seu único disco “Ascensão”. Itamar gravou 12 álbuns e Anelis já lançou quatro discos

“Tons Afro Canta Família Assumpção”

Surgido em 2015, o Tons Afro vem se destacando por sua abordagem artística, evidenciando a cultura afrodescendente com a contemporaneidade da música brasileira. O trabalho do grupo é uma fusão de música, poesia e performance cênica, criando uma experiência que vai além da simples apresentação musical, com viagens entre estilos, ritmos e arranjos.

O espetáculo  é inédito e dividido em três blocos temáticos com releituras musicais que celebram o poder da música preta da familia Assumpção. Resgata e homenageia a ancestralidade, a espiritualidade e a herança afro-brasileira por meio da obra artística de Itamar, que se inseriu e elevou a cena da arte independente no Brasil a outros patamares.

A essência do Tons Afro está em sua capacidade de usar a arte como uma ferramenta para explorar a identidade, a memória e a ancestralidade. Criam uma conexão profunda com o público ao abordar temas importantes de forma sensível e poderosa.

O grupo integra uma equipe com produtores, atores e coreógrafos, tendo à frente as intérpretes Andreisy Natel, Jessica Prado, Vanessa Gomes, Vanessa Monteiro e os músicos Renan Monteiro (guitarra), Marcos Bertoldo (contrabaixo), Bruno Silva (bateria) e Zé Luiz Martins (percussão).

A trajetória do grupo é marcada por reconhecimento e premiações, como o trabalho “Do Bulbo ao Coração”, premiado na categoria Música no Festival Afro Unidad (Los Angeles – California), um movimento de conexão cultural de artistas ao redor do mundo focado na disseminação da cultura afrodescendente.

Desde que surgiu, há nove anos, o grupo participou de vários eventos e projetos, como:

– “AxÉstético” espetáculo desenvolvido por CACosta e Iluaê 2023;

– “Do Bulbo Ao Coração” audiovisual Aldir Blanc Ourinhos 2021;

– Exibição do audiovisual “Do Bulbo Ao Coração” no Festival Afropunk Bahia 2021;

– Premiada como melhor obra na categoria Música no Festival Afro Unidad Los Angeles 2021;

– Festival Ajeum – Raízes de Raquel Trindade – São Paulo 2021;

– Atração no 19° Festival de Música de Ourinhos 2019

– 1° lugar no Festival Music for Soul ProAc Ourinhos 2019;

– Circuito ComunidArte Ourinhos ProAc 2018;

– Batalha do Velho Oeste Assis ProAc 2018;

– Sarau Entrelinhas Embu das Artes-SP 2018;

– “Pratas da Casa” a convite da OSNB Orquestra Sinfônica Nacional Brasileira FAPI 2018;

– Território SESI-SP de Arte e Cultura Ourinhos 2017;

– 1° Lugar no Festival de Música GSP Ourinhos 2017;

Além de contribuírem em eventos sociais junto a coletivos negro, MST, movimento estudantil e lutas pela diversidade. Em 2024 a banda foi contemplada pela lei Paulo Gustavo para lançar seu primeiro vídeoclipe de uma composição autoral.

Redes e Contatos

● @tonsafro – Instagram

● Tons Afro – Facebook

● @tonsafro6521 – YouTube

● tonsafros@gmail.com

● (14) 99602-0486 – Vanessa Gomes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *