Foi lançado no último dia 9 de dezembro o livro “Ourinhos – A Cidade da Gente”, obra cujos autores são alunos da rede pública de ensino que documentaram patrimônios culturais e ambientais do município.

O projeto envolveu dez turmas de duas escolas municipais: a EMEF Prof. Amélia Abujamra Maron e a EMEF Prof. José Alves Martins, que se dedicaram aos temas em processo de pesquisa além da sala de aula. Incluindo visitas aos patrimônios da cidade e recebimento de especialistas nas escolas para aprofundar os conhecimentos sobre cada assunto.
Cada turma escolheu um tópico para investigar em diversos gêneros literários, incluindo o Rio Pardo, bairros (como Jardim Itamaraty), a Estação Central e uma cerâmica de telhas.
Alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) focaram em “Mundo do trabalho – Memórias da EJA”, compartilhando experiências e perspectivas valiosas.
A obra foi produzida em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, com o apoio da CBA e o uso da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet”. O projeto contou com parcerias técnicas essenciais: a escritora Luciana Nabuco colaborou na orientação e produção textual, enquanto os ilustradores Olavo Costa e Jordí foram responsáveis pelo acabamento visual do livro.
A organização do projeto espera que o lançamento de “Ourinhos – A Cidade da Gente” fomente a leitura e a escrita entre os jovens, reforçando a importância da conscientização sobre a história e o meio ambiente local, transformando os alunos em protagonistas na preservação da identidade de Ourinhos.
A Secretária Municipal de Educação irá distribuir 2.650 exemplares do livro para serem utilizados como material didático nas escolas.




