Prefeito de Marilia decreta intervenção e auditoria na concessão de água e esgoto no município

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Despacho do prefeito de Marília, Vinícius Camarinha, ontem (26/02) decretou intervenção na concessão dos serviços de saneamento à Ric Ambiental e uma auditoria na gestão dos serviços.  

A medida acusa omissão da agência de fiscalização e falhas graves no serviço. O decreto lista pontos como reajuste ilegal de tarifas e irregularidades no cumprimento do contrato de concessão. Vinícius lista também onda de queixas de moradores sem respostas. Em janeiro o prefeito havia provocado uma sindicância para análise dos serviços.

O decreto cita ainda situações como “recorrentes interrupções no fornecimento de água” e os frequentes alertas hídricos desde a concessão, em 1º de setembro. A Ric Ambiental venceu um controverso procedimento em que disputou sozinha o contrato. Há pedidos judiciais de suspensão da concessão.

A empresa é um consórcio que tem entre as sócias a Replan Saneamento, responsável pela gestão de estações de esgotos e mais obras. Venceu, inclusive, licitação recente para pavimento da interligação do futuro AME (Ambulatório Médico de Especialidades). Omissão absoluta da entidade de regulação na atuação efetiva na fiscalização do Contrato, especialmente em relação ao dever de pagamento pontual da Outorga;

A titularidade do serviço é do Município e que as funções de regulação e fiscalização são exercidas por delegação, sem que se perca a respectiva titularidade;

– O  disposto  nas  Ouvidorias  nºs.  468/2025  e 4.962/2024,  que  relatam  graves  falhas  na  – prestação  dos serviços concedidos, que resultaram em consideráveis prejuízos à população;

– Memorando nº 1.310/2025, que relata  a  ocorrência  de  99  (noventa  e  nove)  denúncias recebidas na Ouvidoria Geral do Município, demonstrando a precária e inadequada prestação dos serviços da Concessionária

A informação prestada pela Ouvidora Geral do Município,  no  bojo  do  referido  expediente  administrativo, que  relata  que  a  concessionária  não  apresentou  nenhum tipo de resposta às 99 (noventa e nove) reclamações, o que demonstra desprezo ou pouco caso aos problemas enfrentados  pela  população,  decorrentes  da  evidente  má prestação dos serviços públicos concedidos

As  informações  prestadas  pelo  PROCON-Marília, por meio do Memorando 722/2025, que apresenta diversas reclamações referentes à má qualidade da prestação dos serviços concedidos;

– Recorrentes interrupções no fornecimento de água e os frequentes alertas hídricos ocorridos durante a vigência do contrato de concessão, amplamente noticiados pela imprensa regional, os quais evidenciam deficiências na prestação do serviço público essencial pela Concessionária, comprometendo  a  qualidade  de  vida  e  o  bem-estar  da população do município;

– Informações  contidas  no  Protocolo  nº 149.528/2024, que revelam que foi concedido reajuste tarifário  sem  que  houvesse  o  parecer  prévio  do  Conselho Municipal  de  Saneamento  Básico  e  antes  de  decorrido  12(doze)  meses  da  assinatura  do  contrato,  contrariando  o disposto  nos  artigos  44,  §1º,  e  43  da  Lei  Complementar Municipal nº 938/2022;

Fonte Giro Marília

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