Uma equipe de estudantes da Fatec Ourinhos conquistou o primeiro lugar na Maratona InterFatecs 2025, a principal competição de programação entre as Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo. A dupla, formada por Gustavo Alves Harlocchi e José Felipe Correia Góes, recém-formados em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, superou equipes de todo o estado.
As Fatecs de Mogi das Cruzes e São José dos Campos ficaram com o segundo e terceiro lugares, respectivamente. A final da competição reuniu cerca de 230 alunos e aconteceu no sábado, dia 16 de agosto, na Fatec Ferraz de Vasconcelos.

A dupla campeã já tinha um histórico de sucesso, terminando em segundo lugar na fase classificatória da maratona. “Sabíamos que enfrentaríamos equipes muito fortes. Mas tínhamos a convicção de que iríamos muito bem”, disse Gustavo Alves Harlocchi. O professor que orientou a equipe, Alex Marino, destacou a preparação dos alunos: “A Fatec Ourinhos promove maratonas de programação próprias semestralmente. Desde o segundo ano de formação, eles já estavam preparados para solucionar problemas de forma muito rápida”.
Sobre a competição
A Maratona InterFatecs desafia os participantes a resolverem problemas e desafios lógicos usando linguagens de programação como C, C++, Java ou Python. Ao todo, 70 equipes participaram da final. O coordenador do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Fatec Ferraz de Vasconcelos, Rogério Bezerra Costa, explica que a competição vai além da programação. “A resolução de problemas é uma habilidade muito requisitada no mundo corporativo. Ao trabalhar em conjunto, os alunos desenvolvem o aprendizado colaborativo, a capacidade de comunicação e a gestão de tempo”, destacou.
A edição de 2025 foi a 14ª da história do evento e, pela primeira vez, teve a Fatec Ferraz de Vasconcelos como anfitriã. A próxima edição da Maratona InterFatecs, em 2026, será organizada pela Fatec Garça.